10 julho 2007

O sonho comanda a vida?

"Eles não sabem que o sonho é uma constante da vida, tão concreta e definida como outra coisa qualquer..." escreveu António Gedeão e canta Pedro Barroso.
Como outra frase qualquer, não é realista esta afirmação.
Como outra coisa qualquer, o sonho nunca é definido e muito menos concreto.
A vida comanda-nos a nós, como qualquer velejador comanda o seu veleiro.
Os sonhos são simples ventos, moderados ou fortes, que nos abalam ou embalam numa expectactiva de extâse por vezes fictícia, por vezes ilusória, por vezes dolorosa e turbulenta.
Ao longo da nossa viagem marítima (a vida), navegamos muito poucas vezes em águas calmas e suaves onde se vê o fundo do mar claramente, onde os peixes sorriam, onde as estrelas do mar se apresentam nas mais diversas formas. Vulgarmente chamamos a isto paz e felicidade.
Pelo contrário, passamos a maior parte das nossas léguas marítimas a navegar num mar revolto e picado, em ondas gigantescas, em tormentas que nos magoam, que nos consomem, que nos fazem perder o equilibrio. Olhamos para a turbulência do mar e não conseguimos ver nada. Nem o fundo, nem os peixes, nem mesmo uma estrela.... Olhamos para o céu e está escuro, negro... Não há uma luz que nos ilumine. A isto chamamos desgosto, dor ou sofrimento.
Os nossos sonhos são a bússola, a nossa bóia de salvação para quando caimos ao mar nesta longa viagem. São o escape para que a luz apareça e volte a brilhar com intensidade.
Como qualquer velejador, corremos de um lado para o outro a puxar as velas da nossa vida para a esquerda ou para a direita de modo a que a nossa embarcação se mantenha firme, recta e direccionada, independentemente do estado do mar. Para que os nossos valores não sejam alterados, para que nos sintamos bem.
Há 500 anos muitos deles, dos nossos navegadores conseguiram chegar onde queriam.
Há 500 anos muitos deles, passaram tormentas, dobraram cabos, chegaram aos 4 cantos do mundo, conquistaram vitórias e acima de tudo cumpriram os seus objectivos.
Hoje não posso deixar de acreditar que eu, navegando o meu barco através dos sonhos, passando tormentas, chegarei onde eu quero.

Quero acreditar e sentir que o sonho comanda a vida....

5 comentários:

Cris disse...

Quem comanda a tua vida és tu. A grande maioria dos teus sonhos depende de ti próprio e existem muitas formas de lutar por eles. As mais activas, que exigem firmeza e persistência… E as mais passivas, talvez as mais difíceis, que requerem paciência.
Sejam quais forem os teus sonhos… eles chegarão a bom porto! Acredita neles... que eu acredito em ti!

Anónimo disse...

«Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida, que sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança, como bola colorida, entre as mãos de uma criança».
O sonho comanda a vida, e devemos de sonhar e acreditar que eles se podem tornar em realidade, basta acreditar, e lutar por aquilo que acreditamos, e tu como lutador que és vais conseguir, ultrapassar as tormentas e viajares ate atracares em bom porto, um porto que te faça feliz.

Anónimo disse...

A vida é isso mesmo....um oceano cheio de misterios e perigos, e nós... barcos em constante luta, contra as peripécias do tempo.Há que estar alerta, lutar contra os ventos e nunca equecer que depois da tempestade vem sempre a bonança.

VIVO disse...

A sunshine tem toda a razão. Somos nós que comandamos a nossa vida, que temos de lutar pelos nossos sonhos, que temos de ter coragem para fazer mudanças, que não podemos ter medo de tentar ser felizes...

Anónimo disse...

Que nunca acabe o sonho, que nunca acabe a capacidade de sonhar... Faço força para isso!

Gostei de aqui passar. :)