25 abril 2007

Liberdade: a qto obrigas?

Vivemos numa sociedade livre...
O dia de hoje marca isso. É inquestionável a alegria e a justiça que foi acontecer o que aconteceu no dia 25 de Abril de 1974! Ninguém com o mais "apurado" senso comum se atreve a dizer o contrário. E mesmo que o diga, pelo menos, não será censurado e oprimido como seria antes desse dia. Acho que é elucidativo sobre este ponto de vista a importância extrema da conquista da liberdade nesse dia....

Mas que liberdade? De expressão naturalmente!
Outras liberdades? Não acredito, não vivo de olhos "tapados" e muito menos quero ser considero "utópico".
Somos livres de fazer aquilo que queremos, mas não o fazemos!
Somos livres de amar e ser amados, mas insistimos em não o fazer!
Somos livres de sermos felizes, mas reclamamos "infelicidade" a todo o momento.
Não, não vivemos numa sociedade livre! Vivemos numa sociedade oprimida, censurada, condicionada. Mas que raio, qual é a diferença então para antes de 74?
A diferença é que podemos exprimir sentimentos, podemos dizer o que queremos, podemos magoar ou fazer alguém feliz sem qualquer tipo de problema. Podemos censurar por isto ou aquilo mas fazemos ou agimos pior ainda; podemos oprimir alguém e não ter um espelho à frente. Podemos viver condicionados pelos outros e dizer que a vida é injusta e que não temos sorte nenhuma. Chamam a isso viver!?

Não sou "expert" nenhum nem o dono da razão. Sou um comum mortal.
Como vivo? Procurando ser livre, procurando não oprimir, não censurar, não condicionar. Quero ser eu a decidir o que faço. É muito díficil, mas vou continuar a tentar!
Quero encontrar a liberdade que tanto "se apregoa" existir, mas que tão poucas vezes dominamos ou sentimos.

E isso, "obriga-me" a ser especial...



1 comentário:

Vanessa disse...

Sim liberdade tem vários sentidos e nem sempre tem de estar apenas associada à noção de liberdade de expressão (embora seja o 1º sinal de uma sociedade evoluída) mas sobretudo da liberdade que temos e da forma como a usamos para estar no mundo, agir connosco e com os outros..a minha liberdade termina quando começa a do outro..no sentido de respeitar o próximo..temos liberdade para nos expressar, mas isso não nos dá o direito de livremente ferirmos os outros..ou n devia pelo menos.Beijinhos.